Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Quem foi Jos de Arimatia

José de Arimatéia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José de Arimatéia

José de Arimatéia (ou Arimateia) era assim conhecido por ser de Arimatéia, cidade da Judéia. Homem rico, senador da época, era membro do Sinédrio, o Colégio dos mais altos magistrados do povo judeu. Também conhecido como `Sanhedrin´, formava a suprema magistratura judaica. É venerado como santo católico no dia 31 de agosto.A Bíblia relata que ele era discípulo de Cristo, mesmo que secretamente (Joao 19:38)

[editar] Sepulcro, Santo Sudário, Santo Graal

Segundo os evangelhos, José de Arimateia, juntamente com Nicodemos, providenciou a retirada do corpo de Cristo da cruz após solicitação feita a Pôncio Pilatos. Era o dono do sepulcro onde Jesus Cristo, seu amigo, foi embalsamado, numa esplanada a cerca de 30 metros do local da crucificação e de onde ressuscitou três dias depois da morte. Atribui-se também a José o lençol de linho em que Jesus foi envolvido, conhecido como Santo Sudário.

De acordo com algumas lendas, José de Arimatéia, , teria ficado de posse do cálice da Santa Ceia, levando-o para a Europa. Este cálice ficou conhecido como o Santo Graal, tão mencionado nas Lendas Arturianas.

Commons
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre José de Arimatéia

voltar